FESASS - Plano Estratégico 2019-2021

Título

FESASS – Plano Estratégico 2019-2021

Fonte

FESASS – Federação Europeia de Serviços de Saúde Animal

Data

março, 2019

Resumo

Enquanto a construção da Europa não parece ser tão mobilizadora como o foi nas décadas anteriores, a Saúde Animal testemunha diariamente o valor da ação conjunta e unida, ao nível da União Europeia (UE).

Perante agentes patogénicos contagiosos que não conhecem fronteiras é vital continuar a perseguir uma política comum de saúde. A mobilização e a solidariedade de todos são absolutamente necessárias para  garantir o sucesso das ações tomadas, mas também para garantir a eficácia da prevenção.

De facto, no que diz respeito à garantia do estatuto sanitário dos animais, ainda mais do que noutras situações, um único elo fraco na cadeia pode comprometer a ação de todos. A FESASS e as suas organizações associadas estão empenhadas diariamente em apoiar e desenvolver esta gestão coletiva da Saúde Animal, ao lado dos agricultores e dos Serviços Públicos. O aumento das ameaças sanitárias para a Europa é, infelizmente, inegável.

Neste contexto, a adaptação da política europeia e do seu quadro regulamentar, iniciada nos últimos anos, é uma prioridade até 2021. Além de responder às ameaças, o objetivo é também permitir que os agricultores façam uma gestão da saúde animal de maneira eficiente nas suas explorações e encorajar mais progressos nesta área.

O nosso compromisso para os próximos anos está totalmente alinhado com esses objetivos. Ao fazê-lo, queremos garantir os padrões de qualidade da sanidade animal e a sustentabilidade da pecuária europeia, contribuindo simultaneamente para o bem-estar dos animais e para a proteção da saúde pública e do ambiente.

VER PDF