A UCADESA participa em projeto europeu na área da biossegurança.

A biossegurança é de suma importância para evitar a introdução e disseminação de patogénicos e, consequentemente, preservar a saúde dos animais de produção. Animais mais saudáveis ​​resultam em melhor bem-estar animal, melhor sustentabilidade dos sistemas de produção animal e menor uso de antimicrobianos.

Apesar desses benefícios, a biossegurança é limitada por diferentes fatores:

  • A falta de conhecimento sobre formas de melhoria, especialmente em sistemas extensivos ou ambientes com poucos recursos;
  • A falta de meios adequados para melhorar a comunicação;
  • A diversidade de metodologias para avaliar e medir a implementação de medidas de biossegurança e sua relação custo-benefício e o baixo número de profissionais capacitados.

Para abordar esses desafios, a Ação COST BETTER avaliará como a biossegurança é usada atualmente e usará abordagens participativas para entender os motivadores e as barreiras para a sua implementação. O conhecimento gerado atuará como a linha de base sobre a qual se desenvolverá comunicação e treinamento adequados sobre biossegurança.

A Ação também realizará uma comparação dos métodos existentes usados ​​para avaliar a biossegurança. A exploração dessas ferramentas promoverá o desenvolvimento de opções personalizadas nas explorações com base na avaliação de riscos, na viabilidade de medidas de biossegurança selecionadas e nos seus benefícios económicos. Além disso, identificará necessidades de treinamento por meio da avaliação de materiais existentes e desenvolverá novos cursos, aumentando assim o número de profissionais capacitados.

Por fim, esta Ação recomendará áreas de investigação prioritárias para a melhoria futura da biossegurança nos sistemas de produção animal. Os objetivos serão alcançados através de um grupo transdisciplinar onde os Investigadores em Início de Carreira desempenharão um papel fundamental.