Resolução do deputado dos verdes, Häusling rejeitada pelo Parlamento Europeu

Na noite de quarta-feira, 15 de setembro, o Parlamento Europeu rejeitou a resolução do eurodeputado alemão dos “Verdes” Martin Häusling por 450 votos em 686 votantes. É, portanto, uma votação clara como mostra a imagem abaixo.

Este resultado não teria sido possível sem o intenso trabalho de lobby realizado antes desta votação. As organizações membro da FESASS, como a UCADESA e outras, estiveram ativamente envolvidas nesta campanha para mobilizar os eurodeputados ao parlamento europeu (MEPs), tal como foi feito a nível da FESASS. A carta aberta que foi preparada e divulgada na plataforma EPRUMA foi assinada por mais de 8.000 pessoas, incluindo um grande número de líderes de organizações agrícolas cooperativas, médicos veterinários e coordenadores de OPP. É, portanto, um sucesso conjunto para o setor pecuário.

Esta votação levanta assim a ameaça de rejeição pelo Parlamento do projeto de regulamento delegado sobre os critérios de designação de antimicrobianos para a medicina humana. Como o Parlamento tinha oficialmente até 26 de setembro para se opor ao texto, ele será oficialmente adotado em 27 de setembro e deverá ser publicado no JO da UE nos dias seguintes. Será aplicável em 28 de janeiro de 2022 juntamente com o regulamento dos medicamentos veterinários. A Comissão deve adotar com base neste texto e na perspetiva de 28 de janeiro de 2022, um regulamento de execução, apresentado ao Comité Permanente de vegetais, animais e Géneros Alimentares e Alimentação Animal CVADAAA, adotando a lista de antimicrobianos reservados para a medicina humana.

Fonte: FESASS, 22 setembro 2021