Maneio de bovinos
Contenção

A contenção consiste num procedimento realizado com animais, com distintos fins, que vão desde a necessidade de um simples exame, administração de fármacos, de complementos, inseminação artificial, e outros.

A contenção de bovinos tem como objetivos principais restringir momentaneamente a atividade física do animal, protegendo-o para facilitar a realização de intervenções, prevenir acidentes e preservar o operador como interveniente. Como cuidados devem evitar-se marradas e coices, assustar e voltar as costas ao animal.

As vacas leiteiras devem ser contidas o menos possível, visto que estão habituadas a um maneio diário, não deixando de ser animais nervosos que revelam receio do desconhecido. Por isso ficarão perturbadas com contenções severas, às quais oporão resistência, submetendo-se com tranquilidade a maneio simples. Nunca devem ser puxadas pelas caudas pois são muito frágeis, fraturando-se com facilidade.

Existem várias formas de contenção, as quais utilizam cabeção, cordas, arganéis, mangas e troncos de contenção. Cada método deve ser utilizado corretamente, visando apenas a tarefa a ser realizada, por forma que não ocorram acidentes para o animal e operador.
De modo geral, os bovinos leiteiros são mais dóceis e calmos, não se devendo, contudo, confiar nos touros. Um bovino considerado de índole pacífica, deve ser contido com firmeza. Inclusive animais habituados à contenção, quando manuseados, ficam assustados ou com medo, podendo tornar-se inquietos e por vezes agressivos.

O detentor ou tratador deve informar-se sobre os métodos mais indicados às suas necessidades e em caso de necessidade recorrer a técnicos com experiência para o efeito. A aprendizagem sem orientação é contraproducente, podendo ocasionar prejuízos ou danos, mesmo na própria pessoa.

Alimentação e abeberamento

Os animais necessitam de alimento e água para manter as suas funções vitais e para dar resposta aos níveis de produção esperados, através daquilo que uma dieta equilibrada deve suportar.

Para uma alimentação equilibrada é muito importante salvaguardar as necessidades nutricionais dos animais em função do seu nível produtivo, garantindo as porções de energia, proteínas e aminoácidos, minerais e vitaminas adequados ao seu nível produtivo, idade e tipo de animal. A alimentação fornecida deve garantir as necessidades diárias de manutenção dos animais, que incluem o metabolismo basal, a termorregulação e os gastos de deslocação do animal. E ainda as necessidades diárias de produção, nomeadamente crescimento, engorda, reprodução, gestação e produção de leite.

A disponibilização de água em quantidade e qualidade adequada é um aspeto crucial na produção de bovinos. A água disponibilizada aos animais deve ser controlada periodicamente, livre de metais pesados (mercúrio, chumbo, etc.), pesticidas e microrganismos patogénicos.

Os animais regulam o balanço hídrico por forma às perdas de água serem compensadas pela sua ingestão. O consumo de água aumenta com a ingestão de alimentos ricos em sais minerais, com o acréscimo da produção de leite e com o registo de temperatura ambiente mais elevada, normalmente acima de 25ºC.